quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE ASSINA CONVÊNIO COM A POLÍCIA FEDERAL PARA PORTE DE ARMAS DA GUARDA MUNICIPAL

Lula Cabral(PTB) ,Prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho-PE,localizado na região metropolitana do Recife(RMR),distante 33Km da capital,assinou hoje o convênio com a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco para autorização do porte de arma de fogo para a Guarda Municipal.

O Cabo,que tem cerca de 187.000 habitantes,é o segundo município do estado de Pernambuco e o primeiro da RMR a possuir o convênio,o outro é Petrolina,no Sertão.

Enquanto isso,o Recife continua sem o convênio que já está pronto para ser assinado,mas que o Prefeito João da Costa(PT),por total falta de interesse,fica postergando a sua assinatura.

O vereador do Recife e agente de Polícia Federal,Maré Malta(PSD),que participou da solenidade de assinatura do convênio fala sobre o assunto e o descaso do Prefeito do Recife com a Guarda Municipal e a segurança pública:


Leia mais:





Prefeito Lula Cabral(esq.) e Sup. da PF Marlon Jefferson de Almeida(centro)



A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho poderá ser a primeira da Região Metropolitana a ter o uso de arma de fogo autorizado. É que a Prefeitura assinou nesta quinta-feira (02/02) um convênio com a Polícia Federal, que viabiliza aos agentes a concessão do porte de armas de fogo de uso permitido, tais como pistolas semiautomáticas e revólveres de calibre 38.

A solenidade de autorização de armamento foi realizada na Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal. “Infelizmente muitos dos infratores não respeitam as leis porque não veem os guardas armados, mas nós esperamos que a novidade vá repercutir bem na sociedade, traga mais respeito para eles e mais segurança para a população”, ressaltou o prefeito Lula Cabral.

Com a assinatura do convênio - que será publicado no Diário Oficial da União - os próximos passos, exigidos pela Polícia Federal, já vão garantir a permissão de uso. “Já começamos a realizar os testes psicotécnicos de agentes e em breve realizaremos o treinamento, de acordo com a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para capacitá-los no uso de armas. Também já criamos a Ouvidoria e a Corregedoria, ou seja, a população poderá denunciar qualquer irregularidade, como por exemplo, o uso indevido do armamento”, explicou o secretário de Defesa Social do município, Luís Lima.

De acordo com ele, o armamento será usado como instrumento de defesa pessoal e somente em horário de serviço. “A guarda armada tem maior poder de repressão”, argumentou. “A arma não é para matar, mas para prevenir. Ela é o último recurso a ser usado, com a função de preservar a vida não só do guarda, mas do próprio bandido e do cidadão”, relatou o superintendente regional da Polícia Federal, Marlon Jefferson de Almeida.

A assinatura do convênio contou com a presença maciça de representantes das guardas Patrimonial, de Trânsito, e Ambiental, além do Grupamento Tático Motorizado (Gtam). Participaram também o deputado estadual Everaldo Cabral, o vereador do município Keko do Armazém, o delegado regional Executivo da PF, Renato Casarini, e o chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos, Eduardo Passos, entre outros convidados.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa



3 comentários:

  1. O prefeito Lula Cabral sai na frente de João da Costa, que está de costas para a Guarda do Recife. A capital que deveria ser o carro chefe nesta impreitada fica para trás. Parabéns ao prefeito pela postura. Com tal atitude, mostra que segurança pública é coisa de prefeito e município.

    Silvan Matias

    ResponderExcluir
  2. O Prefeito do cabo estar de parabens,serve de exemplo para as outras prefeituras que nao estao nem ai com suas guardas,com por exeplo a de recife e de ipojuca.

    ResponderExcluir
  3. Parabens ao Prefeito do Cabo,servindo de exemplo para o prefeito do Ipojuca que por ser municipios tao vizinhos,mas por ter uma Guarda tao diferentes,sucateadas e mal remunerada COMO A DO IPOJUCA.

    ResponderExcluir