sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

GUARDA DE UMUARAMA-PR É BRAÇO DIREITO DAS POLÍCIAS ESTADUAIS


As principais atribuições são cuidar do patrimônio público e auxiliar na segurança da comunidade. E essas tarefas estão sendo desempenhadas muito bem. A força policial local de Umuarama é conhecida como GM (Guarda Municipal). Hoje ela faz aniversário. Completa duas décadas. Uma rica história marcada por muito trabalho e, é claro, de altos e baixos, mas que hoje colhe bons frutos, porque contribui significativamente com a segurança da população. O trabalho integrado com as polícias militar e civil resultam na diminuição dos índices de criminalidade. Hoje, Umuarama, mesmo tendo mais de 100 mil habitantes (considerado um dos grandes municípios do Paraná) é conhecida como uma cidade tranquila e boa de viver.
A GM é coordenada pela secretaria de Defesa Social. O responsável é Hemerson Yokota, que no aniversário da guarda, faz questão de mencionar, de forma especial, o precioso trabalho dos homens que atuam 24 horas por dia na cidade e interior. São os guardas municipais de 1ª e 2ª classes e os inspetores. “É momento de parabenizar a ação do nosso efetivo, formado atualmente por 48 bravos soldados, que não medem esforços para garantir a segurança da população”, registra.
Hemerson conta que, com o passar do tempo, a guarda foi se estruturando cada vez mais. Hoje é uma força que tem o respaldo e a confiança dos moradores. “É gratificante para nós saber que a população já entende e, inclusive, colabora muito com o trabalho da nossa guarda, ajudando na fiscalização e nas ações contra os atos de vandalismo”, acrescenta.
Para manter alto padrão de trabalho e eficiência do efetivo, o secretário enfatiza que são realizados com frequência treinamentos e especializações. Todos os guardas têm condições e passam por reciclagens, além de acompanhamentos psicológicos e médicos, que garantem a pujança do grupo. Cursos de defesa pessoal e manuseio de armas de fogo, por exemplo, não são deixados de lado por quem administra a GM.

Umuarama é exemplo
Conforme relata Hemerson, a guarda de Umuarama é pioneira no Estado: a segunda a ser implantada no Paraná – a primeira foi na capital Curitiba. “Umuarama está entre as cidades exemplos como Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e a recém criada força policial de Arapongas. São 23 as cidades paranaenses que possuem essa guarda”, expõe. Acrescenta que Umuarama segue um regimento interno que cobra total disciplina dos policiais. A lei permite que municípios com mais de 50 mil habitantes tenha sua guarda municipal.

A guarda armada
A GM de Umuarama começou a usar armas de fogo há 6 anos. E isso é considerado um grande salto rumo a um trabalho mais enérgico, tendo condições plenas de ajudar a PM e a Civil. Sobre essa implantação, Hemerson diz que todo o procedimento foi acompanhado, e é até hoje, pelos órgãos de segurança nacional, como a Polícia Federal, ocorrendo dentro do que manda a lei.
“Hoje nós temos a Romu, que é a Ronda Ostensiva Municipal e a Patrulha Escolar. Essas forças são destaque não só patrulhando a cidade, mas também cuidando do interior, como os distritos de Lovat, Santa Elisa e Serra dos Dourados, bem como a comunidade de Vila União. Isso ajuda, e muito, na diminuição dos assaltos e outros delitos”, descreve o secretário.

Orçamento
Para bancar a guarda, Hemerson revela que todos os recursos são próprios, sendo orientação do prefeito Moacir Silva não medir esforços, nem limitar grana para investir na segurança pública. O orçamento previsto para este ano é de R$ 2,8 milhões. “Rodamos diuturnamente com cinco viaturas na sede e no interior. Quarenta e oito homens trabalham com escalas de serviço, ficando equipes de plantão 24 horas por dia.”

Mais investimentos
O secretário revela também que 2012 será um ano de grandes investimentos à GM, a iniciar pela implantação do sistema de vídeomonitoramento. Uma inovação “braço forte” das polícias. Outro ato previsto é o aumento do efetivo. Hemerson registra que é ideia do prefeito Moacir fazer concurso para contratar mais 30 homens, um reforço no grupo em 60%. “Temos a intenção de abrir concurso para 30 novas vagas e aumentar significativamente nossa equipe de guardas municipais”, conclui.
A central de atendimento da GM pode ser discada via 199. Nesse número a população tem condições de fazer denúncias. É um canal a mais entre a comunidade e a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário