quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MÓDULOS DA GUARDA MUNICIPAL TRAZEM MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO



Mais quatro módulos da GM  estão em funcionamento Foto: Carlos Poly/ACS


Mais quatro módulos da Guarda Municipal de Araucária-PR (GMA) entraram em funcionamento na semana passada. Um no bairro Costeira, que é base para o Grupo de Apoio Tático (GAT), um módulo convencional com permanência 24 horas de guardas no Planalto e mais dois que servem apenas de base na área rural: um no Capinzal e outro na Colônia Cristina.
“Desses locais, ficam guardas o tempo todo apenas no módulo do Planalto. Nas outras unidades a prioridade são as rondas na região. Na verdade o trabalho de patrulha nessas regiões já está sendo intensificado há algum tempo, na área rural, por exemplo, faz uns três meses que a GMA está atuando com mais ênfase e a comunidade já está notando a diferença”, diz o diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Adair Milani.
A Colônia Cristina e o Capinzal são os locais onde a população diz estar percebendo a maior diferença. “Eu moro há um quilômetro do módulo da Colônia Cristina e estamos nos sentindo mais seguros. Desde que começou esse reforço aqui na região eu não ouvi falar mais de roubo”, relata a moradora da região, Arlete Sarnick, de 30 anos.
Os moradores relatam que havia períodos críticos na semana, o que acabou, como comenta a auxiliar de limpeza, Maria Sekrutnik, de 46 anos. “Moro aqui na Colônia Cristina faz 25 anos. Nos finais de semana a gente ficava com medo, pois era quando os bandidos atacavam. Agora não tem mais isso, a patrulha da Guarda Municipal resolveu quase 100% a situação”, relata a moradora.
A extensão das regiões de patrulha e a operacionalização dos módulos foi possível ao aumento do efetivo da GMA, que praticamente triplicou nos últimos anos, completando 180 profissionais com a chamada do último concurso.
“Percebemos que os moradores estão bem contentes com a nossa presença na região rural. No Capinzal, que era considerado rota de fuga, esse tipo de situação foi inibida. Identificamos e recuperamos vários veículos roubados e verificamos que o índice de veículos irregulares também diminuiu”, relata o guarda municipal Fabiano Dolata.
Os profissionais contam que na região rural o trabalho realizado é um pouco diferenciado da área urbana. “Tentamos estabelecer um vínculo diferente, mais como se fosse uma polícia comunitária. Todos se conhecem, os moradores nos conhecem e fazem questão da nossa presença aqui, seja perto das escolas, das unidades de saúde ou fazendo rondas”, diz o guarda municipal Hamilton da Cruz.

Contatos

Os telefones para chamar a Guarda Municipal de Araucária são o 153 ou o 3642-1226.


Continuidade nos investimentos

No início do ano entraram em operação outros quatro módulos da Guarda Municipal de Araucária que estavam sendo reformados pela Prefeitura: o módulo da praça central, praça do Tayrá, praça da Bíblia e do Tupy. Em breve será reformado o Centro Integrado de Segurança, no bairro Industrial.



Jornal Agora Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário