terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GOVERNO DE PERNAMBUCO QUER GUARDAS SERVINDO DE VIGILANTES DOS PRÉDIOS DA POLÍCIA MILITAR

DEPOIS DE ANUNCIAR AUMENTO DA CRIMINALIDADE,COMPROVANDO A INCAPACIDADE DAS POLÍCIAS,SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL/PE FAZ PROPOSTA RIDÍCULA.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) convocou, em reunião realizada nesta terça-feira (13), no bairro de Santo Amaro, no Recife, as prefeituras da Região Metropolitana para se envolverem mais no combate à violência. Uma das propostas apresentadas foi uma maior integração entre guardas municipais e policias.


A ideia é que os guardas municipais trabalhem nos postos de policiamento comunitário. “A gente pode melhorar a operacionalidade desses núcleos, desses postos, com o bom uso da Guarda Municipal. A Guarda Municipal ficaria tomando conta da instalação física, enquanto os policiais interagem com a comunidade, fazendo por ali uma espécie de ronda, que pode ser a pé ou motorizada”, explica o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

A parceria entre a Guarda Municipal e a SDS já existe nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca. As outras prefeituras da RMR ficaram de analisar a proposta, mas não há prazo a reposta. “Essa parceria é muito importante, mesmo por que esses núcleos estão localizados em locais estratégicos em termos de comunidade”, ressalta Damázio.

O Governo de Pernambuco quer aumentar também a quantidade de câmeras de monitoramento. Além das 252 instaladas no Recife, a proposta é que munícipios com mais de 100 mil habitantes também ganhem pequenos centros de observação eletrônica. Tudo isso para melhorar os índices do Estado. “A gente está praticamente igual ao que ocorreu no ano passado, não estamos com uma curva ascendente, a curva está estacionada”, afirma o secretário, em relação aos dados sobre a violência.

Participaram da reunião, além do secretário da SDS, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, além de integrantes das polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal das cidades. Além do Recife, os município envolvidos são: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário