quinta-feira, 10 de maio de 2012

CIDADE DE ARARAS-SP TERÁ RONDA COMUNITÁRIA DA GUARDA MUNICIPAL

O Governo de Araras lança nessa sexta-feira (11) a partir das 9h, durante solenidade no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, o projeto “Ronda Comunitária”, que trata de uma nova política de segurança, que visa intensificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal, principalmente no trabalho preventivo.


O projeto garantirá maior aproximação com a comunidade e entre as mudanças estão os pontos estratégicos de referência para as equipes. A cidade foi dividida em nove setores e, em cada um deles, as viaturas vão parar em locais específicos que concentram grande circulação de pessoas, como praças, PSFs (Postos de Saúde da Família), escolas e centro esportivos, e também utilizarão os PAS (Postos Avançados de Segurança) como apoio.


Outra diferença entre a Ronda Comunitária e o modelo tradicional é que serão sempre as mesmas equipes em cada setor, garantindo uma maior interação com a população de cada bairro.


Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Dr. Milton José Triano, a permanência dos guardas municipais nas mesmas áreas de serviço e horários possibilitará a criação de um laço de confiabilidade entre os moradores e os agentes de segurança.


“Com o tempo, a população vai conhecendo ainda mais os guardas municipais e eles, os problemas de cada bairro, garantindo assim uma atuação mais eficaz”, reforçou.
Cada setor terá uma delimitação de área e a equipe só ultrapassará essa área para apoiar outras viaturas em ocorrências graves em setores próximos, com exceção apenas da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que percorrerá toda a cidade.


“O objetivo é prevenir a criminalidade e a violência, buscando as o fortalecer os elos entre a Guarda Municipal e a comunidade e promover uma aproximação de confiança”, reforçou o secretário.


Mensalmente, as equipes também farão reuniões com os líderes da região para discutir os problemas locais. Uma campanha também está sendo lançada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional para garantir mais divulgação da Ronda Comunitária, que pode ser acionada pelos telefones da GM - 153 ou 3541-1532.


Para o prefeito Dr. Brambilla é uma nova filosofia, que faz parte do Plano Integrado de Segurança Pública de Araras, visando uma cultura de paz no município. “Vamos trabalhar com a população para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança dos bairros e garantir melhor qualidade nos serviços prestados pela Guarda Municipal”, destacou Dr. Brambilla.


O prefeito enfatiza que a Ronda Comunitária será mais uma das importantes ações realizadas em seu governo para diminuir a criminalidade, conforme preconiza o Plano Integrado de Segurança. “Em parceria com a Polícia Militar, já implantamos a operação “Araras Segura”, que garantiu uma redução de cerca de 25% nos acidentes de trânsito. Com a Ronda Comunitária, estamos confiantes que também alcançaremos um bom resultado”, afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário