quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

BLOG DIZ QUE MURILO CAVALCANTI SERÁ SECRETÁRIO DE SEGURANÇA URBANA DO RECIFE


Gilberto Prazeres

O futuro secretariado do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), começa a tomar corpo. Após as confirmações de Alexandre Rebelo em Planejamento Estratégico e de Antônio Alexandre em Desenvolvimento Econômico, o socialista já sinaliza os espaços que os peemedebistas irão ocupar em sua gestão. Além de Roberto Pandolfi em Finanças, o futuro chefe do Executivo recifense anunciará o nome de Murilo Cavalcanti como comandante da esperada Secretaria de Segurança Urbana. Os dois nomes foram indicados pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Murilo Cavalcanti é membro da ONG “Brasil sem Armas” e já foi secretário de Segurança na Prefeitura de Petrolina no início do governo de Júlio Lóssio (PMDB). É considerado um dos quadros técnicos mais competentes do partido e terá a oportunidade de realizar as ações pensadas por Geraldo Julio na área. O socialista, inclusive, indicou a criação da pasta já em seu plano de governo, anunciado na reta final da campanha eleitoral.

Fonte: Blog da Folha


NOTA DO BLOG

Se realmente Murilo Cavalcanti for confirmado como o futuro  Secretário de Segurança Urbana do Recife me parece que a gestão de Geraldo Julio já começará mal nessa área.
Boa parte das ideias desse cidadão são contrárias a várias propostas do programa de governo de Geraldo para a segurança, principalmente as relacionadas à Guarda Municipal, Geraldo Julio propôs uma Guarda armada que atuaria na segurança pública, já Murilo Cavalcanti declarou em entrevista que é contra a Guarda Municipal armada e que ela deve atuar apenas na proteção patrimonial, como pode ser visto nesse trecho de uma entrevista que ele concedeu no último mês de setembro à revista Algomais: "13. Não armar a Guarda Municipal nem a CTTU – Tenho conversado muito com os secretários de segurança, os de São Paulo e Londrina só tiveram problemas. Eles querem ser polícia sem ser e não tem uma legislação para punir o guarda. A Guarda Municipal tem que ser uma guarda patrimonial, eles podem ajudar muito na segurança da cidade;"
Como pode ser visto no trecho da entrevista ele além de demonstrar uma visão totalmente distorcida e ULTRAPASSADA sobre a Guarda Municipal ele demonstra desinformação, já que a GCM de São Paulo sempre portou armas de fogo e a de Londrina ainda não usa armas de fogo, apesar de já ter o convênio com a Polícia Federal eles ainda não fizeram o curso, mesma situação da Guarda do Recife, ou seja, ou ele é muito mal informado ou está mentindo.
Além disso, quando ele foi secretário de Segurança de Petrolina-PE recebeu várias críticas e só ficou 1 ano no cargo e a Guarda Municipal só passou a portar arma de fogo após a sua saída.
Enfim, esse cidadão será uma nova Amparo Araújo, atual Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, que ODEIA  a Guarda e cuja Secretaria que comanda não tem nada de Segurança, apenas Direitos Humanos.

3 comentários:

  1. Pelo jeito os guardas do Recife continuarão sendo tratados como vigias.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que o Prefeito eleito, Geraldo Júlio, concorde com a nomeação desse cidadão. Geraldo foi indicado pelo Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como pessoa qualificada para gestar a Prefeitura do Recife. Por isso, não deve ter em seus escalões, especialmente nos primeiros e segundos, pessoa retrógrada e despreparada para assumir determinadas funções. Isso, fatalmente, destruirá seu programa de governo e, consequentemente, a sua gestão. O nome qualificado para dirigir a Secretaria de Segurança Municipal chama-se Maré Malta, o resto o gato enterra!

    ResponderExcluir
  3. Existem bons e maus profissionais em todo seguimento da sociedade. Do presidente aos garis. Dos senadores aos vereadores. Dos médicos aos auxiliares de enfermagem. Dos procuradores da República aos juízes. Dos Coronéis aos soldados [atentemos para os Djalma Beltrami]. Dos delegados (Federais e civis) de polícia aos agentes de polícias. Dos generais aos recrutas. Dos brigadeiros aos marinheiros. Dos pais aos filhos. Dos professores universitários aos professores do ensino fundamental. Dos pastores e dos padres aos fieis. Dos patrões aos empregados. Mas nesse leque de profissionais existem também os bons. Os que querem mudança. Os incorruptos, os que trabalham dignamente, os honestos. Os que dão o melhor de si. Porém, existem aqueles, que não contribuem com nada. São esses que não fazem nada para mudar, que acreditam que todos são corruptos - talvez por ele ser o maior de todos. Eu sou daqueles que acreditam que nos profissionais éticos e honestos. O senhor Murilo não tem autoridade para dar tal declaração com relação a Guarda Municipal do Recife. A guarda tem homens e mulheres capazes e aptos para ser bons agentes de segurança pública, alias já são. O discurso desse futuro secretario é um discurso discriminatório –como de muitos que já passaram por aqui. De João Braga a Amparo Araujo pessoas comprovadamente inimigas da guarda municipal. Murilo Cavalcanti mente, é um mentiroso quando afirma que prefeitos te problemas com a guarda municipal armada na segurança. Ele diz o que lhe interessa e satisfaz. Há depoimentos de prefeitos que dizem que a guarda municipal mais atuante melhorou e muito a segurança na cidade. Isso ele não diz e nunca dirá, não lhe interessa colocar tal tema em discussão. Quando ele diz em sua entrevista que é uma ameaça uma guarda armada, ele está chamando todos nós de bandido.
    Ele é representante de uma ONG vira e volta tem ONG envolvida em escândalo, bandidagem, corrupção, safadeza e outras coisas mais. Pergunte ao cidadão o mais pobres, os excluídos o que eles acham desses ONG. A secretaria de direitos humanos da prefeitura do Recife teve valor algum para o povo, eu escutei queixas, queixas e queixas e nada mais.
    A guarda municipal é feita por gente inteligente, gente que pensa, o mesmo o homem e mulher da guarda é o mesmo da policias. Quando os governantes deixarem de falar m... em relação a guarda civil e passarem a escutar, ouvir , dar valor , valorizá-la, investir em capacitação, investir no capital humano e material aí assim as coisas começaram a mudar. Mas enquanto houver pré-julgamentos, discriminação, violência estrutural contra e com a guarda civil não mudaremos e não avançaremos na melhoria da segurança de nossa cidade.
    A Guarda Civil do Recife merece respeito, nós somos cidadãos e merecemos respeitos, e queremos ser julgados pelo que fazemos e não pelo que dizem que podemos fazer (de errado) em todo lugar e espaço existem bons e maus profissionais. Nem toda ONG é bandida e oportunista, embora saibamos que existam bandidos e oportunista nas ONG.
    Silvan Matias

    ResponderExcluir