segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MINISTRO DA JUSTIÇA PARTICIPA DO CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS



Durante os três dias (12 a 14 de dezembro), representantes de 207 Guardas Municipais de 22 Estados da Federação discutiram, no XXII Congresso Nacional das Guardas Municipais, assuntos relevantes e de extrema importância para as instituições Municipais do país, tais como: Marco Regulatório, Mediação de Conflito, PEC 534, aposentadoria especial, policiamento comunitário, convênios, estatuto do desarmamento, atuação do Conselho Nacional das Guardas Municipais, o papel do município no sistema de segurança publica – a experiência de São Paulo, monitoramento, entre outros temas. 

No encerramento, o tom dado ao encontro foi a integração entre os organismos de segurança do país, que contou com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 

“Agradeço o convite para encerrar este Congresso que durante esses dias tratou de assuntos importantes para as instituições. Temos de construir uma normatização para dar identidade às Guardas e é o que estamos fazendo nesta gestão. A Guarda tem de estar inserida nas ações de segurança, pela sua importância para as ações do município”, disse o ministro. 

Finalizando o Congresso, o Comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Joel Malta de Sá agradeceu a presença de todos os representantes das 207 cidades participantes, de 22 Estados da federação. 

“Senhor Ministro José Eduardo Cardozo estiveram aqui mais de 1500 pessoas inscritas e autoridades (ministro, representante do governo do estado de São Paulo, prefeito, secretários), membros do conselho ao qual pertenço, e pelo apoio incondicional do SENASP, aos nossos parceiros (Clarion Events Brasil) e tantos outros. A sua presença muito nos honra vindo a São Paulo, encerrar o XXII Congresso Nacional das Guardas Municipais” 

Também estiveram presentes a Secretária Nacional de Segurança  Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega, o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais e Comandante da Guarda Civil Metropolitana, Joel Malta de Sá e o Coronel da reserva da PMSP Paulo Adriano Lopes Telhada,  ex comandante da ROTA e vereador eleito da cidade de São Paulo.


Frases do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo:


O Guarda Municipal precisa tomar ciência da importância do seu papel. Ela é tão importante quanto qualquer outra corporação; 

A Guarda é do Povo!; 

Um dos braços mais importante dentro do município na questão de segurança é a Guarda Civil; 

Impossível pensar em segurança pública sem a integração. Segurança não é política de governo, e sim de Estado; 

Orgulhem-se de serem guardas municipais, papel relevante e a sociedade brasileira reconhece isso; 

As pessoas que dão suas vidas às causas institucionais merecem serem reconhecidas e 

As Guardas Municipais estão vinculadas ao cidadão, e este conceito deve estar enraizado na instituição. 


Crédito: Jornalistas Fátima Brito/Ivonete Simões 
Postado por Conselho Nacional das Guardas Municipais


OPINIÃO


Tudo 'conversa mole' desse Ministro, enquanto ele pronuncia frases de efeito para enganar os iludidos, o Governo Federal não faz nada de concreto para beneficiar os Guardas Municipais.

O projeto do Marco Regulatório, elaborado por uma comissão de guardas municipais e da SENASP que foi entregue a ele em dezembro do ano passado, até hoje se encontra parado em seu gabinete, sem previsão de quando chegará ao Congresso Nacional.

A proposta de aposentadoria especial está parada por ordem do governo federal, através do líder do governo na Câmara que pediu a sua retirada de pauta em maio, já estava pronto para ser votado na Comissão de Serviços Públicos, e nunca mais voltou a ser discutido. Sem falar do poder de polícia, que aí já virou lenda e todo mundo sabe que o governo é contra.

Enfim, o Governo Dilma, não fez nada para beneficiar os Guardas Municipais, talvez ela nem saiba que existam, ao contrário, os projetos que existiam para beneficiar os guardas ela 'sentou em cima' e eles não têm nenhuma previsão de aprovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário