terça-feira, 4 de dezembro de 2012

POPULAÇÃO QUER GUARDA CIVIL ARMADA



Guardas municipais de Leme, SP, trabalham armados desde 2009 (Foto: Marlon Tavoni / EPTV)
Cerca de 85% das 99 pessoas que participaram de uma consulta pública querem que a Guarda Municipal de São Carlos (SP) passe a utilizar armas de fogo. O resultado foi apresentando nesta terça-feira (4) na Câmara dos Vereadores da cidade.
A consulta pública foi realizada pela Câmara neste semestre e questionou também que tipos de armamentos seriam adequados, a criação de um regulamento que discipline o uso e a instalação de uma corregedoria e uma ouvidoria. Nos próximos 15 dias, a consulta poderá ser acessada pelo site da Câmara Municipal.

Vulneráveis

Em São Carlos (SP), os 152 guardas contam apenas com a tonfa e o spray de pimenta para trabalhar. Na cidade eles são proibidos de usar armas de fogo e muitos se sentem vulneráveis.

“Além dessa segurança patrimonial que a guarda exerce hoje, ela também se depara com ocorrências na rua, o que pode acontecer de a gente se deparar com algum indivíduo mal intencionado e armado, não só nos locais onde a gente atua como também nas ruas”, disse o agente Ricardo Genaro.
Outros municípios da região, como Araras, Limeira, Pirassununga, Rio Claro e Ribeirão Preto já aprovaram o armamento da guarda. Em Araraquara (SP), cidade com mais de 200 mil habitantes, os agentes trabalham desarmados.

Já em Leme (SP), desde 2009 todos andam armados e atendem muitos chamados que caberiam à Polícia Militar. “Além da finalidade da guarda de preservar bens, serviços e instalações do município, nós também atendemos ocorrências diversas que a população solicita. O emprego do armamento é necessário para atender a segurança do agente e também do cidadão”, explicou o comandante Alex Roberto Volpi.

G1


Nota do Blog

Por que a população dos municípios do Estado de São Paulo quase sempre defende suas Guardas Civis armadas, enquanto no Recife, por exemplo, qualquer enquete realizada em qualquer meio de comunicação a maioria se diz contrária a essa ideia?

Porque lá a população ver a Guarda beneficiá-la no seu dia-a-dia, os guardas estão presentes nas ruas e quando a população precisa da sua ajuda eles estão lá para ajudar, não se omitem, combatem a criminalidade, prendem criminosos, enfim mostram serviço.

É uma via de mão dupla, a Guarda beneficia a população e em troca a população apoia a Guarda. É como diz aquele provérbio: "Quem não é visto não é lembrado".



Nenhum comentário:

Postar um comentário