terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GCM DE SOROCABA-SP COMPLETA 25 ANOS COMO UMA DAS MAIS ATUANTES DO BRASIL



Com um efetivo de 415 homens e mulheres, 60 recém-incorporados, a Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) completou 25 anos de existência nesta terça-feira (4). Criada como Guarda Municipal em 4 de dezembro de 1987, por meio da Lei Municipal nº 2.626, na gestão do então prefeito Paulo Mendes, iniciou as atividades alguns meses depois, em 31 de março de 1988. Àquela época, eram 56 integrantes para desenvolver o serviço de segurança do município colaborando com a defesa de ordem pessoal ou patrimonial.

E, assim como cresceu Sorocaba, também cresceu o efetivo da Guarda que, no ano passado, por conta da Lei nº 9.499, de 09 de Março de 2011, passou a ser denominada como "Guarda Civil Municipal de Sorocaba". A GCM tem como objetivo a ação preventiva quanto ao risco do patrimônio público, mas se consagrou também como importante agente de apoio à segurança da população, principalmente mediante uma atuação repressiva nas imediações dos espaços públicos.

"A Guarda Civil Municipal está inserida na política municipal de segurança, promovendo ações preventivas nas escolas estaduais e municipais, terminais urbanos, prontos socorros, parques municipais, praças públicas, feiras livres, apoio aos serviços públicos, além dos serviços de patrulhamentos motorizados nos bairros da cidade e patrulhamentos com bicicletas nas ciclovias. A ação oferece mais segurança à comunidade e, justamente por isso, é uma instituição que tem o reconhecimento do sorocabano", disse o comandante da corporação, Carlos Eduardo Paschoini.

O resultado do trabalho da GMC pode ser conferido nos números registrados em 2011. Foram aproximadamente 4.600 ocorrências: 539 de auxílio ao público; 1.065 averiguações; 388 atendimentos junto ao Conselho Tutelar; 362 pichações; 168 Defesa Civil; a captura de 20 presos; solução de 50 roubos; localização de 30 veículos, 9 furtos de veículos e o combate a 243 episódios de tráfico de entorpecentes, incluindo a apreensão de aproximadamente 16.000 porções de drogas (maconha, cocaína e crack).

Além disso, a Guarda Civil atua como Polícia Comunitária, interagindo com a comunidade escolar, o cidadão de modo geral, com o comércio e todo tipo de serviços instalados no entorno do estabelecimento de ensino. Suas ações sociais estão voltadas à prevenção ao uso de drogas e do cerol por meio de palestras e apresentação de teatro de fantoches que transmitem também informações sobre a segurança no trânsito.

Atualmente, a GCM possui postos de pronto atendimento no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", em praças e parques, pelas ciclovias e pistas de caminhada, nos terminais de ônibus, no Cartório Eleitoral, no Fórum, nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs Zona Oeste e Zona Norte) e no Conselho Tutelar, além das Escolas Municipais e Estaduais.

Diariamente, os guardas ainda apoiam a atuação da Vigilância Sanitária, do setor de fiscalização de transporte clandestino e de ambulantes e em várias atividades do cotidiano de lazer e cultura da cidade.


Fonte:Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário