quinta-feira, 15 de março de 2012

ASSINADO O CONVÊNIO COM A PF PARA PORTE DE ARMA DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA

 
 
Convênio

Pelo acordo entre Prefeitura e a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal da Bahia, a Guarda Municipal vai poder atuar com armas de fogo para cumprir sua função e colaborar com a PM na promoção da paz.

Maior compromisso com a população do Salvador e ampliação da capacidade de atuação da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) foram pontuadas na manhã desta quarta-feira (14), pelo prefeito João Henrique, durante a solenidade de assinatura do convênio com a PF-Ba, que garante a concessão de porte de armas de fogo aos agentes da Guarda Municipal de Salvador. Com isso, a Susprev terá mais eficácia para cumprimento de sua função de proteção ao patrimônio público.

O superintendente regional do Departamento de PF-BA, Carlos Daniel Veras Silver, destacou a importância da ação para o melhor desempenho da guarda. "A prefeitura de Salvador está de parabéns. Teve a coragem de implantar a guarda municipal e agora propõe armar seus homens para ajudarem na segurança da cidade", disse. "Isso, consequentemente, vai aumentar a responsabilidade do prefeito e da guarda, mas também os agentes armados vão proporcionar mais segurança para toda a sociedade", considerou Silver. O superintendente disponibilizou a Polícia Federal para treinamentos dos guardas municipais em defesa pessoal e tiro, além da realização de novos convênios com a Prefeitura Municipal.

O prefeito João Henrique disse que o evento celebra um momento histórico para Salvador. "Depois de tornarmos a guarda municipal uma realidade, após 22 anos de aprovação do projeto pelo Legislativo, agora estamos concedendo aos nossos agentes a possibilidade de atuação com porte de arma", observou. "Com o convênio, vamos dar mais condições de trabalho à guarda e mais condições de colaboração com o trabalho da PM", completou.

A previsão da Susprev é que ainda neste ano a GMS passe a atuar armada. O superintendente do órgão, coronel Sergio Raykil, explica que esse foi o primeiro passo para o armamento da guarda, mas é necessário ainda que os agentes passem por testes de capacitação, psicológicos e de tiro ao alvo. Já a quantidade e o tipo de armamento serão determinados pelo Exército Brasileiro. "Com o porte de arma institucional, a guarda poderá participar mais ativamente do contexto da segurança pública, auxiliando os órgãos responsáveis por ela, mais preventivamente e operacionalmente", comentou o superintendente, esclarecendo que a GMS não tem a mesma função da polícia, mas que contribui com a corporação através de ações preventivas, para a promoção da paz e tranquilidade do cidadão.

Histórico - A Guarda Municipal de Salvador foi criada em 2008 e atualmente conta com 1.328 agentes que atuam na proteção do patrimônio público, atendimento ao cidadão e colaboração com outros órgãos em operações de fiscalizações, blitzes, campanhas educativas e preventivas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário