terça-feira, 5 de junho de 2012

BRIGADA AMBIENTAL DA GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE COMPLETA 13 ANOS





Nesta terça-feira (05), dia do Meio Ambiente, a brigada ambiental da Guarda Municipal do Recife (GMR) completa 13 anos de existência. Com a missão de fiscalizar os abusos contra mangues, rios e áreas verdes da capital pernambucana e atuar contra o tráfico e a venda de animais silvestres, este braço da GMR vem se aperfeiçoando a cada ano com capacitações e o trabalho em parceria com outros órgãos de proteção ambiental.


Para a proteção das áreas de mangues e das áreas de proteção como a Mata Uchoa, por exemplo, a brigada ambiental conta com um efetivo de 36 guardas municipais, que passam por treinamentos constantemente.“Muitas vezes o IBAMA e Companhia Independente de Policiamento ao Meio-Ambiente (CIPOMA – Polícia Militar) nos solicitam ajuda em suas operações. Em contrapartida, os nossos guardas sempre são convidados a participar das capacitações promovidas por estes órgãos, já que é sempre necessária esta reciclagem dos nossos profissionais”, explica o subinspetor Júlio Melo, coordenador da brigada.



Segundo o comandante da GMR, Inspetor Flávio Romárico, a brigada ambiental tem tido um papel muito importante no Recife. “É um orgulho para a nossa instituição o serviço que este setor tem prestado para a cidade. Além de monitorar as unidades de conservação, o efetivo tem feito um trabalho educativo junto à população, alertando para a defesa do meio ambente”, elogia.



Em julho, a brigada terá mais um reforço para o seu trabalho. Além dos três automóveis que circulam diariamente na cidade, o setor irá contar com quatro motocicletas. O incremento deve ajudar bastante na agilidade de atendimento às ocorrências, já que os guardas poderão se deslocar mais rapidamente. “A população têm nos ajudado bastante no combate às práticas que ferem as leis ambientais. Cerca de 80% do nosso trabalho tem sido feito a partir de denúncias através do telefone da brigada”, afirma Júlio Melo.



Para denunciar desmatamentos de áreas de proteção ou tráfico e venda de animais silvestres, a população pode entrar em contato com a Guarda Municipal do Recife, através dos telefones 3355.4602 e 3355.4603.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que fazem a Brigada Ambiental do Recife, continuem com a mesma garra e vontade em preservar o meio ambiente e combater toda forma de degradação diante dos desafios que virão!

    ResponderExcluir