segunda-feira, 25 de junho de 2012

ROMU,QUE UNIDADE É ESTA?


 






ROMU é uma unidade policial muito diferente.

A ROMU (Rondas Ostensivas Municipais)  é uma unidade de operações especiais, se vista dentro do conceito geral de operações especiais.
ROMU é o serviço executado por algumas GCMs”, que compreende patrulhamento ostensivo motorizado em apoio às unidades de policiamento setorial. A ROMU atua na chamada “saturação” do policiamento em pontos críticos e seu foco é o patrulhamento nas ruas e avenidas, abordando carros e pessoas suspeitas, além de apoiar as outras viaturas em ocorrências de maior gravidade, como roubos.
As patrulhas (ou equipes) de ROMU são compostas por 4 ou 3 GCMs, sob comando de um graduado, que atuam sempre embarcadas em uma viatura tipo Blazer. A rotina da ROMU é o patrulhamento motorizado, sendo que as incursões em favelas e outras áreas de risco são feitas em decorrência do patrulhamento e não como uma ação específica.
O treinamento da ROMU é também diferente . O foco do treinamento da ROMU é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento,é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano. Não há um “curso de ROMU” obrigatório e o policial é selecionado a partir da sua conduta diária na unidade, experiência em policiamento e comportamento disciplinar.
A ROMU tem uma mística muito forte. Os símbolos da ROMU (a boina preta e o braçal de couro com as letras R-O-M-U douradas) são venerados. Na unidade, até se fala em “policial DA ROMU” (aquele que apenas serve na unidade) e o “policial DE ROMU” (aquele que realmente internaliza os valores e a mística da unidade). Assim como no BOPE e ROTA, os policiais da ROMU têm uma história de luta, combates, sangue e muita dedicação ao serviço.

Prezotto-GCM Santo André

Um comentário:

  1. GCM 2cl Guarnieri/sp19 de julho de 2012 às 22:51

    parabens irmao,sou da romo de sao paulo,Rondas ostencivas com motocicletas.obrigado por enaltecer nossa gcm.força sempre policiais de verdade.

    ResponderExcluir