sábado, 16 de junho de 2012

CANDIDATO A PREFEITO DIZ QUE A GUARDA MUNICIPAL DEVE ATUAR NA SEGURANÇA PÚBLICA


TRECHO DA ENTREVISTA DO PRÉ-CANDIDATO À PREFEITO DE SÃO PAULO,CELSO RUSSOMANNO(PRB),AO SITE CARTA CAPITAL:

"(...) CC: O senhor acredita que a prefeitura pode contribuir para a política de segurança?

Celso Russomano: Nós temos 5,3 mil guardas metropolitanos em atividade, com uniforme esgarçados, ganhando mal, sem apoio nenhum. Eu quero reativá-los, não só para fazer o trabalho de colaboração com a Polícia Civil e Militar, mas também para fazer a preservação no entorno de São Paulo, nas áreas de manancial e nas áreas de preservação, na serra da Cantareira.

CC: Muitos especialistas criticam a própria existência das guardas metropolitanas, por entenderem que há sobreposição de tarefas e falta de diálogo com as polícias.

Celso Russomano: Os especialistas que me desculpem, eu faço uma crítica a eles. Vamos falar sério sobre segurança pública! As guardas têm, sim, poder de polícia, ao menos para preservação de patrimônio elas têm. Para combater o crime, também. Eu também tenho, qualquer um de nós tem, está no artigo 301 do código de processo penal. Se o estado de São Paulo não tem condição e competência para cuidar da segurança pública, a prefeitura tem que cuidar. Existem cidades com guardas municipais em que o índice de criminalidade é muito baixo. Mas isso depende da vontade política. Nas áreas de maior índice de violência, podemos ter o monitoramento por câmeras 24 horas por dia. Na ocorrência de qualquer problema, a equipe avisa as viaturas. Também podemos aumentar a iluminação pública com qualidade. Eu vou oferecer para o governador um sistema que fale com todo mundo, com todas as viaturas que estiverem fazendo o patrulhamento da cidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Metropolitana. Eu vou oferecer ao governador. Se ele não quiser, venho a público deixar bem claro: estou querendo ajudar, ele não quer. Mas também não dá para discutir segurança sem oferecer oportunidades para os jovens. (...)"


Nenhum comentário:

Postar um comentário