Os moradores de Osasco, na Grande São Paulo, que ligam para a Guarda Civil Municipal e pedem a ajuda de uma viatura para atender alguma ocorrência escutam sempre a mesma resposta: “Estamos sem viaturas disponíveis. Ligue para o 190 da Polícia Militar”.
As 21 viaturas da GCM de Osasco estão paradas no pátio da guarda, sem condições de uso. Estão junto com dezenas de bicicletas que também foram adquiridas para reforçar o policiamento e igualmente estão sem condição de uso.
Além da falta de viaturas, os 400 agentes da GCM de Osasco estão usando coletes à prova de balas com validade vencida.
De acordo com o site oficial da prefeitura de Osasco, a GCM tem como atribuição atuar no policiamento preventivo e comunitário e na proteção dos bens, serviços e instalações do município. “Para isso, a Guarda conta com o apoio de viaturas de pequeno e médio porte que realizam rondas diuturnamente em todo o território municipal”, diz o site da prefeitura.
Procurada pela reportagem do DIÁRIO, a prefeitura de Osasco informou que a situação de abandono da frota se deve ao atraso ocorrido no processo licitatório para contratação de empresa para prover a manutenção das viaturas.
“O restabelecimento dos veículos, em condições seguras de uso, será feito o mais breve possível”, disse a prefeitura em nota. “As primeiras viaturas serão entregues consertadas ainda nesta semana. Duas novas já foram compradas, estão em fase de caracterização e emplacamento e estarão disponíveis para uso a partir do dia 12 de junho. Além disso, existe um pregão eletrônico agendado para o próximo dia 19 de junho, para a aquisição de mais seis novas viaturas, três bases móveis e um micro-ônibus, o que proporcionará o restabelecimento das rondas e operações de fiscalização no município.”
Sobre a situação dos coletes, disse: “A compra de novos coletes balísticos também depende da realização de um pregão presencial que será realizado no próximo dia 14 de junho”. Os coletes que atualmente estão em uso teriam um atestado que certifica que mantém condições seguras de uso.
diário de S. Paulo
OPINIÃO
A situação da Guarda Municipal do Recife está parecida com a de Osasco,tem viaturas,mas não podem ser usadas para economizar combustível,tem motocicletas,mas estão virando sucatas por falta de uso,tem armas e taser,mas não são usados por falta de realização do curso preparatório, e por fim não tem coletes a prova de balas,os poucos que ainda existem estão em péssimo estado de conservação.
O interessante é que tanto Osasco quanto Recife são cidades administradas pelo PT,será que é coincidência o estado em que se encontram as suas respectivas Guardas Civis?Viva o PT!
ResponderExcluirCaro amigo pior ainda está a situação da guarda de ipojuca, segunda cidade mais rica do estado de pernambuco e o prefeito alega falta de dinheiro para investimento na guarda. Falta viaturas, equipamentos de proteção individual, condições de trabalho uma base digna para certos grupamentos e ainda muito mais!
ResponderExcluirmas o prefeito não é do PT, rsrsr e sim do PDT