sábado, 9 de março de 2013

O MOITA



Certa vez  no início da década de 90, eu estava andando nas ruas do centro do Rio de Janeiro, procurando embarque, quando encontrei alguém que me conhecia, me chamou pelo nome e gritou Bidart! Bidart!

Sei que eu o conhecia de algum lugar, só não me lembrava de onde.

Até aí tudo bem, ele me cumprimentou, começamos a conversar, e eu estava tentando me lembrar de onde eu o conhecia. Até que criei coragem e perguntei:

Aonde embarcamos juntos?

Ele respondeu que nunca tínhamos embarcado juntos e que era da minha turma da EFOMM. Mas eu não me lembro de você, respondi.

Mas ele com o maior descaramento, sem dizer o seu nome, respondeu-me: É que eu era moita (Falando com o semblante sorridente).

Conversamos alguns minutos e nos despedimos sem eu perguntar o seu nome de guerra. Não deu tempo. O “Sacana” continuava moita.

Até hoje não sei quem era. Minha turma, EFOMM/83, começou com pouco mais de 240 Alunos e formaram 199. Talvez ele fosse uma das desistências ou repetências.

O Moita no quartel, talvez seja o sujeito mais esperto de todos. Aparentemente dar a entender que é tímido. Não leva parte, não tira serviços extras, não leva trote, pois ninguém o acha para dar-lhe faxina.

Na verdade fica no seu cantinho só observando o tempo todo vendo nego se f…

O moita entra no quartel quando ninguém entrou ainda ou todo mundo já entrou, é o último no rancho, senta na última carteira na sala de aula, não faz perguntas aos professores, não responde, não pratica esportes, é o primeiro ou o último ao acordar, faz seus afazeres antes ou depois de todo mundo, só anda sozinho, não tem amigos ou participa de algum evento.

Nunca é anotado por barba, cabelo e uniforme em fim, nunca está em evidência, não é indisciplinado, fica quieto. Esconde-se no meio da multidão. Na formatura ninguém o identifica se confunde no meio de todo mundo, se camufla em meio a tantas fardas iguais. Poucos sabem o seu nome.

O moita é desconfiado e prefere não ter amizades. Corta logo o papo quando tentamos nos aproximar.

O moita não é tímido na verdade, ele é esperto.

Lembra quem era o moita da sua turma?


Fonte: www.blogmercante.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário