quinta-feira, 19 de abril de 2012

FIRMADO CONVÊNIO COM A POLÍCIA FEDERAL PARA PORTE DE ARMAS DA GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE

5ae3a03406f8260fd0ffad4daaa3805c.jpg

Em breve, os cerca de 1.000 guardas municipais atuantes no Recife devem ir às ruas portando armas de fogo. O convênio para liberação do porte de arma foi firmado na manhã desta quinta-feira (19) pelo prefeito João da Costa e o superintendente da Polícia Federal (PF), Marlon Jefferson, na sede da Guarda Municipal, em Santo Amaro, Zona Central do Recife.

A decisão segue conforme a Lei Federal nº 10.826/03 e não se dará de forma imediata. De acordo com o superintendente da PF, os agentes passarão por uma série de treinamentos. "A regra para autorização do uso de arma é muito simples: capacitação. O profissional precisará de um treinamento continuado, em várias etapas", destacou Marlon Jefferson. 

Para aprovação do uso de armas em serviço, os guardas devem passar por avaliações psicológicas, curso de manuseio de armas e testes físicos. Todo o processo cumpre os requisitos da grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os agentes de trânsito também terão direito a porte de arma, já que no Recife, os guardas municipais são os que desempenham o controle do tráfego de veículos. 

No discurso, João da Costa destacou a mudança de opinião em relação ao tema. "Quando candidato a prefeito do Recife, era contra o armamento dos guardas, pois achava que eles serviam como apoio ao trabalho da polícia". Para o prefeito, o armamento dos seguranças na iniciativa privada foi o argumento decisivo na liberação. "Não vejo ninguém reclamar dos vigilantes de empresas privados estarem armados. Por que então a guarda municipal não pode?", questionou. 

O prefeito afirmou também que o uso de armas não mudará a função dos agentes. "Porte de arma não muda a função do profissional. Os agentes continuarão agindo na proteção do patrimônio público e ambiental".


João da Costa assina convênio com Polícia Federal para uso de armas pela Guarda Municipal


“Um profissional capacitado e inserido no trabalho da segurança pública pode portar uma arma em sua defesa e em defesa da sociedade. A Guarda Municipal do Recife, esta instituição secular, cujas atribuições estão previstas na constituição e na legislação municipal, desde que devidamente treinada, pode sim usar arma de fogo para o cumprimento de seu papel”, defendeu Marlon Jeferson,  superintendente da Polícia Federal em Pernambuco.

Os portes de arma serão válidos na Região Metropolitana do Recife e terão prazo máximo de validade de dois anos. Ainda não há uma estimativa de tempo para que os profissionais terminem o curso de capacitação e estejam aptos a usar armas em serviço




Fonte:NE10,com adaptações.

3 comentários:

  1. essa atitude de não nomear os 288 não vai ajudar em nada na sua campanha, pode ter certeza disso!!!

    ResponderExcluir
  2. 88 guardas municipais formados passando fome, pois largaram seus empregos para arriscar tudo em um curso de formação de 10 horas diárias, e sem ajuda alguma!!!

    ResponderExcluir
  3. é um absurdo o prefeito não convocar os 88 execedentes do curso depois de tudo que passamos nesse curso... Vamos pras Ruas protestar...

    ResponderExcluir