segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GCM DE COTIA,UMA DAS MAIS ATUANTES DO BRASIL.

ACOMPANHEM O TRABALHO DA RONDA OFICIAL NOTURNA DA GCM DE COTIA


Por Fau Barbosa (portal viva)
Na noite de sexta-feira(5nov), a reportagem do Portal Viva foi para as ruas da cidade, acompanhar a Ronda Oficial Noturna da Guarda Civil.

À bordo de uma viatura da Romu - Rondas Municipais e na companhia do Secretário de Segurança, Almir Rodrigues, do Secretário-adjunto, Cmte. Cilso, e dos GC´s Stéphano e Prado, nossa reportagem foi primeiramente conhecer a Inspetoria de Cotia, onde fica a cela dos menores e o Cecom - Centro de Comunicação.
 
Entrada da Inspetoria de Cotia e vista externa da cela onde ficam os menores infratores
Lá pudemos ver como funciona todo o sistema de comunicação da Guarda Civil, interagindo com as viaturas e com a população.
O Cecom funciona 24 horas, com três guardas. Ele recebe ligações de todo o município de Cotia, por meio dos telefones 4616-2835 e/ou 153 e passa as informações recebidas para os chefes das equipes e para as viaturas nas ruas.

 

Guarda Civil atende chamado no Cecom e direciona viaturas para local da ocorrência
Os setores são divididos em três: Granja Viana, Cotia e Caucaia. Cada viatura do setor, recebe uma escala pré-determinada no início do plantão.
Por exemplo, o setor da Granja Viana é o de nº 3, dividido em seis sub-regiões. Pelo local da ocorrência, o Cecom verifica em que setor a ocorrência está localizada e aciona as viaturas próximas.
Cada ocorrência gera um "talão", que nada mais é do que um BOGC - boletim de ocorrência da Guarda Civil. Nele são anotados os dados, o endereço, a ocorrência e o km inicial da mesma. Todas as comunicações são gravadas.
"Futuramente, todas as ligações também serão", disse o secretário Almir, que nos mostrou os primeiros testes feitos com o monitoramento, por meio da tela de rastreamento de viaturas.
 
Alguns postos fixos já estão sendo monitorados. Equipe pronta para ir para a rua.
"O rastreamento já foi licitado e deve entrar em operação em dezembro", relatou. "Quando for instalado, poderá garantir os horários de ocorrências e poderemos destinar a viatura para patrulhar naquela localidade", explicou.
As áres de patrulhamento serão definidas com base nos índices de criminalidade apontados pelo sistema. "Se a viatura for designada para um local e sair de lá, um alarme é acionado", disse.

 
Sistema de rastreamento mostra em tempo real todo movimento das viaturas
Segundo Almir, hoje as viaturas são distribuídas em locais mais escuros, com pontos de ônibus, etc. "Com o monitoramento vamos mostrar para a população uma presença ainda maior da Guarda Civil. Esse será um diferencial para diminuir a criminalidade", ressaltou.
Lembrando que o município de Cotia está integrada com toda a região oeste (Santana de Parnaíba, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Ibiúna, Araçariguama, Vargem Grande Paulista, Jandira, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Embu das Artes e Embu-Guaçu), municípios que compõem o GGI - Gabinete de Gestão Integrada.

Saindo da Inspetoria da Granja, fomos acompanhar a Ronda, passando por alguns postos fixos, como a Prefeitura de Cotia.
 
Guardas em frente à Prefeitura de Cotia. Flagrante sendo apresentado na Delegacia
Por volta de meia-noite, passamos pela delegacia de Cotia, lotada, onde a Equipe B da Granja Viana - GC´s Manoelito, Roberto Barroso e o CD Horgos apresentavam um flagrante de roubo de moto. E.B.S., de 19 anos, morador do Jardim Maria Isabel, em Osasco, e sem passagem pela polícia, foi preso na Rua Ouro Preto, perto do Sacolão. Uma pessoa viu o roubo, seguiu o rapaz e deu a indicação à Guarda, que fez a prisão.
Seguimos então em direção ao Atalaia, onde pudemos verificar a importância da aprovação da Lei Seca na cidade, pois há uma reclamação constante da população nesse sentido.
 
Partimos em direção à Caucaia, onde nos deparamos com várias viaturas da Guarda Civil fazendo abordagens.

Lá fomos visitar a inspetoria, e ver como funciona o monitoramento por câmeras, instalado na Praça dos Romeiros.
 
Inspetoria de Caucaia - monitoramento em tempo real na Praça dos Romeiros
Permanecemos acompanhando a Ronda das 22 às 02:30hs. Durante todo o tempo, não foi registrada nenhum tipo de ocorrência significativa e pudemos ver como Cotia ainda é uma cidade aparentemente tranquila, que dorme cedo. Observamos quase todas as ruas vazias, e tivemos a certeza de que, mesmo no silêncio, a Guarda está presente para proteger a nossa população.
Boas novas
E para finalizar a noite, o Secretário Almir Rodrigues, informou ao Portal Viva, que até março todos os benefícios dos Guardas estarão regularizados. "Está sendo feito um estudo e para o ano que vem teremos uma melhoria no salário de toda a Guarda Civil", ressaltou.
Almir prometeu ainda a compra de mais 150 armas modelo PT 380 HC Plus, além de uniformes novos para todos os guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário