sexta-feira, 26 de abril de 2013

PROJETO LIBERA USO DE ARMA DE FOGO POR GUARDA MUNICIPAL


Vereadores de Campo Grande-MS discutem a autorização do uso de armas de fogo pela Guarda Municipal. O projeto aguarda para ser colocado em pauta de votação na Câmara. Em Dourados, a 225 km de Campo Grande, a Guarda já usa armas há vários anos. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (26).
São 120 agentes que trabalham nas ruas de Dourados e são responsáveis pela segurança do trânsito, do patrimônio público, fazem ronda nas escolas e ajudam no combate à criminalidade. No ano passado, segundo a Guarda Municipal de Dourados, cerca de 400 pessoas foram encaminhadas a delegacias por crimes como tráfico de drogas, lesão corporal e embriaguez ao volante.
Os agentes trabalham armados desde que a corporação foi criada, em 1995, mas a partir de 2003, com o Estatuto do Desarmamento, a Guarda precisou seguir algumas exigências, como curso de formação para uso de armas de fogo e teste psicotécnico. O porte só é liberado para o período em que o profissional estiver trabalhando. A Guarda Municipal também precisou criar corregedoria e ouvidoria próprias.
De acordo com o instrutor Porfírio Rivieiro Júnior, durante o curso são passadas todas as orientações para defesa pessoal, e apesar de o uso da arma ser liberado, os agentes são instruídos a usá-las em último caso. "A arma de fogo é o último grau de uma intervenção de força. Há diversos graus que vão desde a presença física, mediação, negociação, partindo para armas não-letais, técnicas de imobilização, e em último recurso, o uso da arma de fogo", explica.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário