segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL FAZ PALESTRA PARA PROFESSORES E INSPETOR FALA BOBAGEM

EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ASSISTE A SEMINÁRIO ORGANIZADO PELA GUARDA MUNICIPAL 
O encontro reuniu 45 articuladoras do NAR que puderam aprofundar conhecimentos sobre o organograma e atribuições da corporação
Quarenta e cinco coordenadoras e técnicas articuladoras do Núcleo de Acompanhamento Regional (NAR) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) assistiram, na tarde desta quinta-feira (15), ao seminário Conhecendo o Projeto Ronda Escolar, desenvolvido pela Guarda Municipal do Recife (GMR). O encontro aconteceu no auditório da corporação, no bairro de Santo Amaro, e teve como objetivo contribuir para a segurança nas unidades educacionais da Rede Municipal.

O seminário foi aberto pelo comandante da Guarda, Flávio Romárico. Em seguida houve dinâmica de grupo; apresentação do organograma da Guarda e das atribuições do órgão, conduzida pelo Inspetor Lindenberg; detalhamento sobre o papel da GMR no Ordenamento do Trânsito, pelo Inspetor Altino Ventura; apresentação do Projeto Ronda Escolar, com o Inspetor Nogueira; apresentação da Brigada Ambiental, pelo Subinspetor Júlio Melo, e debates. O destaque foi para o trabalho das rondas escolares.

“O Ronda Escolar foi criado em 2003 como projeto piloto, em ação conjunta com a Seel. O objetivo era reforçar a segurança e reduzir, de forma preventiva, o índice de violência no ambiente escolar de oito unidades”, explicou o comandante. Segundo ele, a aceitação e a segurança proporcionadas pelas equipes da Guarda fez com que essa demanda aumentasse com o passar dos anos. “Como o nosso trabalho tem o objetivo de proporcionar um ambiente de paz e tranquilidade nos patrimônios educacionais do Município, as dirigentes de escolas passaram a acionar nossas equipes, sobretudo em unidades de maior vulnerabilidade social, o que nos fez ampliar o nosso monitoramento para 94 escolas”, reforçou Romárico.

O Projeto Ronda nas Escolas tem quatro eixos de atuação: monitoramento; pontos-base – apoio específico que pode ser solicitado por uma unidade de ensino em caso de necessidade de mediação de conflitos e que pode se estender a até duas horas de duração -; chamadas de emergência; e eventos da Seel ou das próprias unidades. Segundo dados do ano de 2010, a Guarda Municipal realizou mais de 11 mil atendimentos divididos entre os quatro eixos – só monitoramentos foram 10.315. “As equipes vão aos locais cientes do trabalho a realizar, e têm o cuidado, no caso de conflitos no ambiente escolar, de convidar os familiares e/ou responsáveis pelos estudantes envolvidos nos conflitos. Mas é necessário enfatizar que nós não agimos como repressores da violência no ambiente escolar, pois essa é uma função da Segurança Pública”, pontuou o Inspetor Nogueira, que deu detalhes sobre o “Ronda”.

O inspetor reforçou que é fundamental também a participação de professores, dirigentes, coordenadores, conselhos tutelares e de toda a comunidade na preservação da paz e mediação dos conflitos nas escolas. “Para diminuir o índice de violência nas escolas é essencial a parceria com a sociedade, para que a escola passe a ser, de fato, local de aprendizagem, com cidadãos capazes de construir uma sociedade multiplicadora de paz”, concluiu.

Na ocasião, a diretora de Ações Educacionais Complementares da Seel, Edna Teotônia, teve a oportunidade de socializar com os representantes da Guarda Municipal a criação do Núcleo de Enfrentamento à Violência “Escola Segura do Recife”, lançado pelo prefeito João da Costa no último dia 06 de setembro. “A Guarda Municipal é um parceiro em potencial para integrar o comitê gestor do Núcleo. O objetivo de estarmos aqui hoje, além de nos apropriarmos mais das atribuições da corporação e conhecer o ‘Ronda Escolar’, é convidar esses profissionais para se juntarem a nós na divulgação da cultura da paz, trabalho que eles dominam muito bem”, explicou.

A técnica articuladora do NAR, Viviane Eugênia, comentou que sempre vê a Guarda Municipal presente nas unidades educacionais, porém não conhecia com detalhes o trabalho da corporação. “É muito importante sabermos que temos a proteção de profissionais tão qualificados. São muitos projetos que eles têm, além do Ronda, como segurança patrimonial, preservação do meio ambiente e fiscalização de trânsito. Agora entendo melhor como devemos nos articular para convocar essas equipes quando necessário”, observou.

NAR – Os Núcleos de Apoio Regional (NAR), atendem a todas as RPA’s do Município, apoiando e acompanhando a execução do Projeto Político Pedagógico, atuação dos Conselhos Escolares e a Gestão Participativa. Este Núcleo está ligado à Gerência de Acompanhamento Educacional - GEAE/Diretoria Geral de Acompanhamento e Avaliação Educacional - DGAAE.



  Atentem para a fala do Insp. Nogueira no 4º parágrafo:"Mas é necessário enfatizar que nós não agimos como repressores da violência no ambiente escolar, pois essa é uma função da Segurança Pública”.É devido a esse tipo de pensamento que a GMR não é respeitada nem valorizada.Alguém tem que dizer para ao Insp. que o que ocorre dentro de uma escola municipal não é de responsabilidade da PM,que é o que ele quis dizer com essa história de "segurança pública",mas sim da Guarda Municipal,já que a Constituição Federal afirma no §8º do art.144 que:"os municípios poderão criar guardas municipais para proteção de seus,bens,serviços e instalações",ou seja,a escola além de ser uma instalação municipal, lá é oferecido um serviço por parte do município que é o serviço de educação,portanto é obrigação da Guarda Municipal oferecer segurança aos alunos,professores e funcionários que lá estejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário