quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PREFEITO DE MACEIÓ-AL ASSINA CONVÊNIO COM A PF PARA PORTE DE ARMAS PARA A GUARDA MUNICIPAL

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura e Polícia Federal.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Na manhã desta terça-feira (15), a segurança pública de Maceió ganhou um importante reforço. Por meio da formalização de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió e a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas (PF), os agentes da Guarda Municipal terão direito ao porte de arma de fogo. A medida vem para fortalecer as ações dos servidores que atuam na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc).

O prefeito Rui Palmeira(PSDB) agradeceu a parceria da Polícia Federal e do apoio dos órgãos para a efetivação da medida. “É uma luta antiga que passamos a efetivar. Por meio dessa parceria, a Polícia Federal vai ministrar cursos de tiro para os homens e mulheres da Guarda. Dentro em breve, iremos melhorar o trabalho da Guarda, que é uma categoria empenhada em servir à população da cidade de Maceió e que vem recebendo uma justa valorização”, ressaltou.
Para Mônica Suruagy, secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, “esta é mais uma etapa vencida nesta gestão em resposta ao pleito de uma categoria que há muitos anos vinha lutando. Estamos dando um passo gigantesco para a concretização de uma luta que começou em 2009. Não é apenas a assinatura de um acordo de cooperação técnica, mas é um reconhecimento pelo trabalho que os guardas vêm desempenhando. Vamos finalizar o ciclo de um curso que já foi realizado anteriormente”.
Na prática, será realizada a capacitação junto com a Polícia Federal, mas a parceria vai além: prevê a cooperação entre o município e a PF para trabalhar em conjunto. “Dotar o nosso pessoal a estar apto é um dos grandes méritos deste acordo a partir da colaboração e atuação das duas forças. Estamos, efetivamente, fortalecendo a nossa atuação para a sociedade maceioense e, desta forma, nos consolidando cada vez mais nesse segmento para auxiliar as demais forças num fim comum: a redução da violência”, colocou Mônica.
Bernardo Gonçalves de Torres, superintendente da Polícia Federal em Alagoas explicou: “estamos buscando estreitar a parceria com a Prefeitura, por meio da Semsc. Estamos disponibilizando treinamento na área de defesa pessoal, armamento e tiro e uso de armas não letais para os guardas”. Torres antecipou que a previsão é que “pelo menos 100 guardas municipais, inicialmente, serão capacitados e deverão ter o porte de arma expedido até o final deste ano”.
Para Maurício Brêda, presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, a medida “é uma maneira de demonstrar a integração e o valor da guarda e ainda, trata-se vem para fortalecer as instituições e, consequentemente, para trazer mais tranquilidade para a população alagoana”.
Charles Sanches é guarda municipal e diretor sindical relatou que a cooperação técnica é um avanço para a categoria. “Estamos batalhando desde 2009 e eu venho acompanhando todo o processo e lutando também. Para nós, a assinatura desse convênio é uma conquista significativa”, disse.
A Polícia Militar também enalteceu a conquista. O Coronel Marcos Sampaio, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), destacou que a Guarda e a PM já atuam em parceria em determinados eventos e operações. Para o comandante, é importante a utilização do armamento específico dentro da proporcionalidade. “Esse treinamento e o porte fortalecem a instituição e fortalecem também a parceria entre estado e município”, afirmou.
Chico Filho, vereador, acompanhou o andamento do pleito, participou da reunião e comentou “é uma conquista histórica para a Prefeitura e para a Guarda Municipal. Desde que Mônica assumiu a Secretaria se empenhou e hoje, esse reconhecimento é um marco para a cidade e para toda a categoria”.
Valorização da Guarda
O prefeito Rui Palmeira comentou ainda que o convênio faz parte de um projeto amplo iniciado em 2013, que trata da valorização da Guarda Municipal de Maceió. “Uma das nossas primeiras medidas ao assumir a gestão foi finalizar a reforma do prédio da Guarda, que precisava de melhorias na estrutura. Posteriormente, investimos em novos fardamentos, adquirimos coletes à prova de balas, coturno e também pistolas não letais, as chamadas pistolas de choque (taser). Hoje, formalizamos o convênio e, em breve, nossa guarda terá o tão esperado porte de arma”, finalizou.

Fernanda Calheiros/Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário