quarta-feira, 4 de junho de 2014

CANDIDATOS DO CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL REALIZARAM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE À PREFEITURA

Cerca de 100 candidatos a agente de segurança da Guarda Municipal do Recife realizaram manifestação em frente à sede da Prefeitura, no Bairro do Recife, durante a manhã desta quarta-feira (04). Os manifestantes protestam pela anulação do concurso público realizado no último domingo (1º), considerado inidôneo por eles. Eles visavam encontrar-se com o prefeito Geraldo Julio para debater o problema, o que não ocorreu. Outro protesto foi marcado para às 9h desta sexta-feira (04) no mesmo local.
Reunião
Desde às 10h30 de hoje, representantes da Secretaria de Segurança Urbana do município e integrantes do Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad), empresa organizadora do processo seletivo, estão em reunião para debater os problemas relatados pelos participantes do certame, como o uso de aparelhos celulares durante o momento de aplicação da prova, conversas paralelas após a entrega do caderno de questões e muitos outros aspectos de desorganização. Não há mais informações sobre as deliberações do encontro até o momento.
Anulação
Para uma das representantes do movimento, Ingrid Rodrigues, há esperança de que o grupo alcance seu objetivo em breve. "Nós não chegamos a entrar para conversar com o prefeito, mas existe a possibilidade de o concurso ser anulado ainda hoje", comentou. Um novo protesto já está marcado para esta sexta-feira (06) às 9h no mesmo lugar. "Vamos fazer um novo ato nesta sexta. Dessa vez com a participação da própria Guarda Municipal e de outros servidores do município", falou.
Ipad
Para o presidente do Ipad, Antônio Fernando, não houve chance de corrupção da seleção. "Teve uma falta de energia naquela região da Faculdade IBGM, mas a situação foi controlada. As pessoas que usaram o celular foram eliminadas. O fato não atingiu a integridade da prova", contestou. Segundo o instituto, 70 pessoas foram desclassificadas por uso de telefone móvel em sala. 
Prefeitura
“A gente não tem o que fazer por enquanto. Vamos receber o Ipad para conversar. Só depois é que a Prefeitura vai saber o que fazer”, falou o  presidente da Comissão do Concurso da Prefeitura, o Coronel Jonas Barbosa, antes do início da reunião. Guardas Municipais que estavam no local para uma Assembleia Geral da categoria apoiaram a manifestação.
Manifestação 
Escoltados por alguns policiais militares e por guardas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que organizavam o trânsito na região, os concurseiros optaram por fazer um protesto diferente. Com o assunto de Direito Constitucional na ponta da língua, eles afirmaram querer respeitar o direito de ir e vir dos recifenses, portanto apenas uma das faixas da avenida Cais do Apolo foi obstruída. Mesmo assim, em um o trecho que já está em obras. 
Com apitos, cartazes, faixa e narizes de palhaço, os candidatos gritavam palavras de ordem pedindo uma nova prova. Motoristas de automóveis que circulavam no local apitavam as buzinas em apoio ao movimento. Professores de cursinhos, como Niccolò Marangon, também se dispuseram a lutar com os aspirantes a guarda. "O objetivo do ato é demonstrar a ilegalidade do concurso. A cada dia que passa, ouvimos mais relatos que mostram indícios de fraude", comentou Marangon. Para o advogado e professor Daniel Viana, há meios legais para a anulação. "Existe alguns argumentos que podem ser usados pelo Ministério Público para pedir o cancelamento da prova. O mais grave deles é o uso de celulares no momento das avaliações. Existem fotos do gabarito e da sala de aula. Essa imagens foram as que ficamos sabendo, porém devem haver outras", completou Viana. 

Fonte: Blog dos concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário