quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VEREADOR MARÉ MALTA COBRA A CRIAÇÃO DE UMA SECRETARIA DE SEGURANÇA NO RECIFE


Maré Malta pede providências para trânsito
Preocupado com a violência e a segurança da população, o vereador Maré Malta (PSD) sugeriu que o município criasse uma secretaria municipal de segurança, alegando que em todo o mundo o município participa ativamente dessas questões. “Os índices de violência só caíram nas grandes metrópoles a partir do momento em que o município entrou na luta contra o crime. Vou elaborar um projeto propondo a criação desse órgão”.
O parlamentar esclareceu que os assuntos sobre violência e o combate ao crime não podem ser discutidos em outras esferas, por pessoas que não conhecem o assunto. “Essa questão é muito particular e deve ser tratada por especialistas, no âmbito de uma secretaria específica para isso. É uma decisão política da maior importância para a vida das pessoas”
Maré Malta lembrou ainda que o convênio com a Polícia Federal, permitindo que a Guarda Municipal use armas, transformando-se em mais um instrumento de combate ao crime, apenas aguarda a assinatura do Prefeito do Recife para entrar em vigor. “Precisamos da Academia da Guarda Municipal e da secretaria de segurança. O povo espera que o Prefeito se envolva nessa causa. Só falta assinar o convênio. As armas já existem”.
Jairo Britto (PT) argumentou que segurança é prioridade dessa gestão, lembrando que a Guarda Municipal foi alavancada nesse governo. Segundo ele, o prefeito tem consciência da necessidade dessa academia e o convênio está nos planos da Prefeitura. “Brevemente teremos este assunto resolvido”.

Opinião do blog:
A Segurança Pública não é prioridade da atual gestão,e nem era nas duas gestões anteriores do PT,muito menos a Guarda Municipal do Recife(GMR),o Prefeito João da Costa(PT) vira as costas totalmente para essa questão.O vereador Jairo Brito(PT) dizer que a GMR foi alavancada nessa gestão é muita "cara de pau" e uma piada de mal gosto.A única coisa boa da GMR são as novas viaturas,mas o restante é uma lástima,não existem cursos para qualificação do efetivo,não existe incentivo financeiro para quem exerce funções diferenciadas,como os motoristas,há anos que não é pago fardamento a todo o efetivo,há anos que não existe compra de coletes balísticos,os poucos que ainda existem estão em péssimo estado de uso,os tasers que foram doados pelo Ministério da Justiça no ano passado nunca foram usados,já que o curso previsto para ser realizado em outubro/2011 nunca ocorreu,ou seja, são vários os problemas.
O vereador Maré Malta(PSD),tem razão ao dizer que as cidades que tiveram reduções significativas nos índices de criminalidade tiveram a ação direta do município no combate ao crime,um exemplo é o estado de São Paulo(SP),onde boa parte dos municípios investem fortemente em segurança pública e em suas respectivas Guardas Municipais,e com isso SP é o estado do Brasil que mais reduziu os índices de homicídios nos últimos 12 anos.A criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública ou Urbana ou de Defesa Social também é fundamental,é um absurdo que a GMR seja subordinada à Secretaria de Serviços Públicos,só na gestão de uma pessoa que não tem nenhum comprometimento com a questão da segurança para isso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário